Quando se trata de locação de imóveis é muito importante se atentar a quem vai morar no seu imóvel por alguns meses ou até por anos.
Esta não é uma decisão para ser tomada às pressas, mesmo que seu imóvel esteja há algum tempo disponível. Neste caso, a pressa é inimiga da perfeição.
Por isso, hoje a Carvalho Administradora separou algumas dicas valiosas para que você possa encontrar seu inquilino ideal.
Passo a passo para encontrar o inquilino ideal
– Tenha em mente o perfil de pessoa que deseja como inquilino: o imóvel é seu e você o aluga para quem quiser.
Por isso, sem discriminações, vale a pena pensar em quais tipos de inquilino você gostaria de lidar.
Apenas casais? Com ou sem filhos? Aceita animais de estimação? Até quantas pessoas na família?
Estas são algumas perguntas que você deve responder antes de iniciar sua jornada de locação.
– Sem pressa: o setor imobiliário é um dos mais movimentados da economia nacional, portanto, dependendo do tipo do imóvel e de sua localização, candidatos não faltarão.
Porém, é importante não ter pressa em alugar, mais cedo ou mais tarde o inquilino ideal vai aparecer e você não vai precisar ter dores de cabeça para isso.
– Entreviste os candidatos: o ideal é que o dono do imóvel esteja presente para conversar com os interessados no local.
Caso isso não seja possível pessoalmente, faça pelo menos pelo telefone. Fazer perguntas e conhecer um pouco sobre os candidatos ao imóvel pode ajudar a definir quem é o inquilino ideal.
Além disso, abre espaço para que os interessados façam perguntas a respeito de particularidades da residência.
Uma boa conversa entre as partes pode criar empatia e desde já, estabelecer um bom relacionamento caso o negócio seja fechado.
– Observe: durante as visitas, conversas e negociações a respeito do imóvel, prese atenção no comportamento e personalidade dos futuros moradores.
Evite pré-julgamentos, porém, pessoas explosivas, impacientes ou que se estressam sem motivo aparente, poderão ser difíceis de lidar no futuro.
Imagine manter uma relação longa, cheia de diálogos com alguém que não está disposto a isso? Portanto, é melhor que seja tranquila e amigável.
– Imponha regras: o imóvel é seu e mais uma vez, você pode fazer com ele o que quiser, inclusive estabelecer regras para quem deseja usufruir do seu imóvel.
O proprietário pode determinar o número de pessoas que podem morar na casa/apartamento, se permitirá animais, crianças.
Além de indicar cuidados com a estrutura da casa, como jardim e garagem. Além de prazo mínimo e máximo de contrato de locação.
– Investigue o candidato: nenhum locador quer ter problemas em relação aos aluguéis e contas que o imóvel gera (luz, água, condomínio), por isso, não hesite em buscar referências a respeito destes dois pontos.
Saber sobre as condições financeiras do locatário, pode parecer invasivo, no entanto, é apenas uma precaução, o aluguel não deve ultrapassar 30% da renda do inquilino.
Saber como o futuro morador agia em suas antigas casas ou imóveis comerciais, pode te ajudar a definir se ele será ideal ou não para o que você procura.
– Peça garantias: muitas pessoas que têm imóveis para locação não sabem da existência da lei do locatário, no entanto, ela existe.
Esta lei determina, entre outras coisas, que o proprietário do imóvel pode determinar quais garantias quer do inquilino.
Dentre estas garantias podem estar: caução e seguro fiança.
Quando o proprietário tem alguma garantia, caso haja danos ao imóvel, ele terá como ser ressarcido e a falta de amparo pode levar a uma ação de despejo.
O que é cansativo, desgastante e pode demorar um bom tempo.
– Documentação: jamais faça locação de imóvel sem um contrato que estabeleça regras a serem cumpridas por ambas as partes.
Os documentos básicos são RG, CPF, comprovante de renda etc.
Além de auxiliar no preenchimento da ficha cadastral dos inquilinos, arrecada o maior número de informações pertinentes para a checagem em órgãos de proteção ao crédito.
Com estas informações em mãos, é mais fácil decidir se este inquilino será ou não ideal para o seu imóvel.
– Pesquise: além da documentação, é sempre bom pesquisar sobre o comportamento do candidato, como ele se comportava no antigo condomínio ou no imóvel comercial, como tratava os vizinhos, porteiros etc.
Quanto mais informações a respeito do inquilino, melhor e a internet pode ser sua aliada nestes casos.
Com alguns minutos de pesquisa, é fácil tomar ciência do passado do seu possível locatário.
Precisa de ajuda? Contrate profissionais
Como podemos perceber, escolher o inquilino certo para a locação de seu imóvel, pode ser bastante trabalhoso.
A melhor opção para evitar tanto desgaste e cair em maus lençóis é contratar serviços imobiliários.
Isso porque, mesmo com vistas, conversas, pesquisas e muita paciência, ainda pode ser complicado para pessoas leigas conseguirem alugar seus imóveis de forma segura.
A locação de imóvel é uma negociação séria e que pode gerar dores de cabeça e prejuízos quando não é feito da maneira correta e profissional.
Para fugir de complicações, a melhor forma é contratar quem entende do assunto, uma administradora de imóveis.
Uma administradora de respeito terá corretores experientes e dispostos a te ajudar tanto a sanar dúvidas quanto a encontrar o inquilino que mais se adeque ao que você deseja para seu imóvel.
Além disso, também é papel do corretor fazer essa ponte entre futuros locadores e locatários, tirar dúvidas, apresentar imóveis, falar sobre as redondezas e todas as coisas que envolvem este processo de aluguel.
Contar com o auxílio de uma administradora, pode de certa forma aliviar as preocupações do locatário, mas também passar mais segurança aos inquilinos.
Muitas pessoas optam por alugar imóveis através de imobiliárias, exatamente para evitar transtornos.
Se você tem um imóvel disponível para locação no Rio de Janeiro, conte com a ajuda da Carvalho.
Conheça a Carvalho
Além de sermos especialistas em compra e venda de imóveis, também atuamos com locação e administração de condomínios.
Por isso, se o seu objetivo é locar seu imóvel de forma rápida e acima de tudo, segura, conheça nossos serviços.
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária