O imóvel próprio é de fato um dos maiores sonhos dos brasileiros. Mas, depois de poupar uma quantia de dinheiro suficiente para a compra, é a hora de se perguntar qual é a melhor opção: casa ou apartamento?
É muito comum que perguntas apareçam, uma vez que que essa é uma grande decisão a ser tomada. Afinal, estamos falando da conquista de um novo lar ou investimento que necessita de uma quantia grande de dinheiro e anos de organização para acontecer de forma tranquila. Por isso, é muito importante refletir nas vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções antes de fazer a escolha, evitando assim futuras frustrações e focando no que é melhor para você.
Na prática, tanto a casa quanto o apartamento têm suas vantagens e desvantagens. Neste texto, temos o intuito de ajudar você a fazer suas escolhas de acordo com as características de cada uma dessas alternativas. Confira a seguir as particularidades da compra de uma casa ou um apartamento e decida-se de uma vez por todas qual será o seu escolhido.
As vantagens de morar em uma casa
- Espaço extra
Para famílias com filhos e/ou animais de estimação, ter uma casa normalmente significa ter uma área externa maior, permitindo que eles brinquem ao ar livre com mais facilidade e sem a necessidade de ir a parques, praças públicas e particulares com maior frequência;
- Você decide o que vai priorizar
Para realizar mudanças e melhorias no imóvel você não precisa da aprovação de um grupo de pessoas ou um consenso coletivo, apenas depende de você. Lembre-se sempre de ter todos os documentos solicitados em mãos para que a obra aconteça sem dores de cabeça e regularizada.
- Não possui taxa condominial
Com exceção de casas situadas em condomínios fechados, casas em vias abertas não têm que pagar taxa condominial e você pode economizar esse dinheiro para fazer outras coisas que importam para você, como se encontrar com os amigos ou instalar coisas novas em casa, além de investir esse dinheiro poupado mensalmente.
- Versatilidade
A casa tem ainda a característica de ser versátil, ou seja, dá para fazer dela moradia e às vezes empresa juntas no mesmo terreno. Assim como, escritórios anexos, oficinas, salão de beleza, reformas com mudanças estruturais, aumentar a cozinha, fazer mais um quarto, uma varanda, dobrar o tamanho da lavanderia, entre outras mudanças. Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam, essa opção é livre para o proprietário e cabe a você soltar a imaginação!
- Garagem
Em um país que há número gigantesco de automóveis, não é só nas ruas que os espaços ficam disputados por carros, isto também ocorre com as garagens. Diversas casas permitem a entrada de vários automóveis ao contrário dos apartamentos onde essas vagas são limitadas e fixas, e as vezes, até inexistentes.
As desvantagens de morar em uma casa
- Custo elevado
Como não há rateio das despesas, os custos com manutenção que são indispensáveis para a conservação do imóvel acabam ficando mais elevados, uma vez que ficam inteiramente a cargo do proprietário. Isso muitas vezes, sobreleva a economia obtida com a ausência da taxa condominial. Também acontece isso com a conta de água que pode vim em um valor maior que de um apartamento, por exemplo.
- Menos segurança
Prédios com apartamentos contam com portarias e normalmente são situados em áreas mais movimentadas do que casas. Ainda que existam soluções para amenizar os riscos, como câmeras de segurança, alarme e cerca elétrica, nem sempre essas são medidas assertivas – além de serem mais caras. Além disso, a moradia de uma pessoa que viaja muito ou fica pouco tempo em casa pode ser um alvo fácil para a invasão de bandidos, pois acaba chamando a atenção. Isso pode ser resolvido também se a casa estiver localizada em um condomínio, porém o custo pode ser maior.
As vantagens de morar em um apartamento
1. Maior segurança
A portaria na maioria das vezes assegura o controle de quem entra e sai do prédio, bem como evita que vendedores e outros desconhecidos o incomodem no dia a dia. Além disso, como normalmente há a existência de um sistema de vigilância completo que conta com câmeras e aumenta ainda mais a segurança no dia a dia.
2. Praticidade
É muito mais simples cuidar de um apartamento do que de uma casa, uma vez que basta limpar os cômodos internos (normalmente menores), já que as áreas externas são comuns e contam com prestadores de serviço para a manutenção. É importante ressaltar que, devido à distância da rua, até mesmo a poeira carregada pelo vento costuma ser menor, o que acaba impactando na diminuição das despesas com limpeza.
3. Facilidade
Grandes empreendimentos imobiliários atraem uma ampla rede de comércios e serviços para as proximidades, evitando a necessidade de se deslocar pela cidade para dar conta das necessidades do dia a dia.
4. Mais acessibilidade
Condomínios tendem a ter uma localização mais privilegiada, situando-se em centros urbanos ou, quando distantes, sendo atendidos por diversas linhas de transporte público. Em consequência disso, o morador acaba diminuindo os gastos e tem seus deslocamentos facilitados. É uma ótima opção para quem gosta de lugares mais movimentados.
5. Melhor qualidade de vida
Apartamentos costumam contar com uma infraestrutura completa para o lazer familiar, com direito a áreas verdes, churrasqueira, parque, quadra, espaço pet e muitas outras atividades, garantindo assim a diversão e a segurança completa de toda a família.
6. Menos estresse
Visto que não há a necessidade de sair do condomínio para passear com as crianças e/ou animais de estimação, bem como receber os amigos, você pode evitar de pegar trânsito e transtornos da rua. Além disso, em muitos casos, a distância dos barulhos da rua proporciona melhores noites de sono.
7. Economia
Ainda que tenha a taxa condominial, se os gastos com a manutenção do imóvel e a redução dos gastos com lazer e academia de ginástica forem colocados no papel, o custo de morar em um apartamento é bem menor do que em uma casa.
As desvantagens de morar em um apartamento
1. Regras e condomínio
Obviamente é necessário que os moradores de apartamentos e imóveis em condomínios se comprometam a pagar as taxas e se submetam às regras aplicadas a todos os condôminos, além de seguir as regras de boa convivência. Aquele que não se sujeitar ao regimento interno ou ao que foi imposto na convenção de condomínio pode sofrer punições financeiras. Além do que, em alguns casos como o do não pagamento de taxas, pode até mesmo ser impedido de frequentar áreas comuns, como piscina, churrasqueira e quadras esportivas.
2. Menos privacidade e autonomia
A privacidade é reduzida, uma vez que nesse tipo de imóvel se convive com vizinhos diariamente, sendo que em alguns casos é possível até escutar tudo o que acontece do outro lado das paredes. Além disso, a área social é compartilhada e o dono do imóvel não tem autoridade necessária para fazer as mudanças que quiser.
3. Escadas
Caso não haja elevadores, as escadas podem se tornar um grande empecilho, o que é comum em prédios de poucos andares. Esse pode ser um fator limitante para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes, grávidas ou crianças, sem falar em situações no qual se está com sacolas pesadas, por exemplo.
4. Compromisso
Mesmo com as vantagens embutidas na taxa condominial (manutenção das áreas externas do imóvel, espaço de lazer, segurança reforçada e para a prática de atividades físicas e ao ar livre), é preciso entender que ela é um compromisso e é uma taxa que deve ser paga todo mês, para não se tornar inadimplente.
E ai, já sabe qual a melhor opção pra você? No nosso site você encontra diversas opções de imóvel para comprar no Rio de Janeiro, além de consultoria grátis para achar o imóvel ideal para você.
Entre em contato conosco e realize esse sonho!
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária