Gestão profissional em condimínio
Carvalho Administradora

A gestão de um condomínio não é uma tarefa simples. Isso porque a atividade inclui inúmeras responsabilidades, que, na maioria das vezes, está concentrada em uma única pessoa: o síndico. O cuidado com a estrutura do espaço, bem como a manutenção da boa convivência entre os moradores e os deveres financeiros e administrativos, são apenas algumas das atribuições desse profissional.

Diante desse cenário, o síndico pode contar com o auxílio de uma empresa especializada na gestão de condomínios, conhecida como administradora de condomínios. Nesse texto você irá aprender quais são as principais atribuições da empresa, bem como as vantagens de contratá-la para uma gestão mais profissional e mais assertiva do seu condomínio.

O que é uma administradora de condomínios?

A administradora de condomínios é, como o próprio nome sugere, uma empresa especializada na gestão de empreendimentos. Nesse caso, o que ocorre é a assinatura de um contrato entre o condomínio e a administradora, que decidem, em conjunto, quais serão as atribuições da empresa no empreendimento.

A Legislação brasileira ainda não prevê a atuação das administradoras de condomínio no País, mas, de maneira geral, o Código Civil regulamenta as funções da empresa. Por isso, é importante que, no contrato, estejam expressos os deveres do contratante (o condomínio, nesse caso) e as responsabilidades da contratada (a administradora de condomínios).

Diante dessa necessidade, é importante que o síndico saiba quais funções podem ser desempenhadas pela empresa sem que haja prejuízos para a gestão do condomínio de maneira geral. Por isso, que tal conferir o tópico abaixo?!

Quais são as principais funções desempenhadas pela administradora de condomínios?
Antes de contratar uma administradora de condomínios, é importante que o síndico entenda que a empresa não substitui a atuação do profissional. Isso significa que, mesmo após a contratação dos serviços, a figura do síndico continua a ser fundamental no condomínio.

Diante desse cenário, a administradora fica responsável pela execução de determinadas tarefas, enquanto o síndico assume uma posição de coordenador. Desse modo, a empresa só está autorizada a desempenhar funções autorizadas e supervisionadas pelo profissional.

Contudo, será que você conhece as principais funções que podem ser desempenhadas por uma administradora de condomínios? A lista de atribuições é grande e, apesar de depender de cada contrato, as mais comuns são:

  • Emissão e organização dos boletos de pagamento da taxa condominial;
  • Gerenciamento do fundo de reserva do condomínio;
  • Gerenciamento das contas ordinárias do condomínio;
  • Elaboração da folha de pagamentos dos funcionários – que pode ser tanto contratados quanto terceirizados;
  • Cobrança de moradores inadimplentes.

Agora que você já conhece algumas das funções que a empresa pode desempenhar na gestão de um condomínio, chegou o momento de verificar as principais vantagens de contratar uma administradora.

Quais são as vantagens de contratar uma administradora de condomínios?

É evidente que, ao contratar uma administradora de condomínios, o síndico experimenta uma redução de suas responsabilidades diárias. Mesmo assim, precisa assumir uma postura de coordenador para supervisionar as atividades. Nesse tópico você irá conhecer os principais benefícios de efetuar essa contratação no seu condomínio.

Redução de custos

As administradoras de condomínio podem representar uma verdadeira redução de custos no empreendimento. Mesmo que haja um investimento mensal no serviço da empresa, a redução de gastos pode ser ainda maior, o que coloca mantém o caixa estável.

O principal motivo que leva à redução de custos é o conhecimento e a rede de contatos que a administradora de condomínios possui. Por estar presente em diversos empreendimentos, está em constante relacionamento com profissionais de inúmeras áreas, o que garante melhores orçamentos no momento de contratar serviços e de comprar bens e insumos.

Gerenciamento de questões administrativas

Os trabalhos administrativos são complexos e costumam tomar muito tempo de um síndico no dia a dia. A emissão de boletos de pagamento da taxa condominial, a organização da folha de pagamento dos funcionários e a realização de orçamentos são apenas algumas das atividades que devem ser feitas pelo profissional.

Contudo, com a contratação de uma empresa especializada, o síndico não precisa mais se preocupar com a execução das questões administrativas. Nesse sentido, o profissional pode focar seus esforços em outras atividades, o que irá melhorar sua reputação entre os condôminos.

Assessoria jurídica

Ao contratar uma administradora de condomínios, o empreendimento passa a contar com uma robusta equipe de profissionais. No quadro de funcionários estão inclusos, também, advogados, que formam um verdadeiro departamento jurídico.

Desse modo, quando necessário, o condomínio pode contar com o auxílio da assessoria jurídica contratada, o que irá beneficiar não somente o empreendimento, mas também o síndico, que fica resguardando em relação às suas atitudes profissionais.

Assessoria para a contratação de prestadores de serviços

Conforme apontado acima, uma administradora de condomínios está presente em muitos empreendimentos e, por isso, está em constante contato com profissionais de diversas áreas. Desse modo, a empresa possui mais facilidade em negociar valores mais baixos por produtos e por serviços – que, com certeza, custariam muito mais caso o síndico fizesse a negociação por si só.

Além disso, esse ponto é positivo porque tira do síndico a responsabilidade de realizar orçamentos, o que ocupa muito tempo útil do profissional.

Cobrança de moradores inadimplentes

A cobrança de moradores inadimplentes é, provavelmente, uma das principais vantagens de contratar uma administradora de condomínios. Isso porque a atividade é considerada complexa e pode colocar o síndico em conflito direto com os condôminos.

Contudo, quando a cobrança é realizada por uma empresa especializada, os moradores tendem a não levar a questão para o lado pessoal, o que evita conflitos e um clima desarmonioso no empreendimento.

Como a Carvalho Administradora pode te ajudar

A Carvalho Administradora está presente no mercado imobiliário do Rio de Janeiro e tem como objetivo facilitar as transações de todos os envolvidos nos processos de compra, venda e locação de imóveis. Além disso, está consolidada no setor como uma administradora de condomínios.

Se você é síndico e deseja contar com o apoio de uma empresa confiável, deve conhecer os produtos e os serviços disponibilizados pela Carvalho Administradora. Acesse nosso site e entre em contato conosco agora mesmo.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!