diferenciais na gestão de condomínio por uma administradora
Carvalho Administradora

O trabalho de um síndico envolve inúmeras atribuições diárias, como a cobrança de condôminos inadimplentes, a mediação de conflitos entre moradores, bem como todas as funções administrativas referentes ao empreendimento.

No entanto, atualmente, o profissional pode contar com o auxílio de uma administradora de condomínios. Essas empresas, que são especializadas em desempenhar todas as funções de um síndico profissional, podem ser contratadas para que o gestor tenha mais tempo para se dedicar a outras atribuições de seu condomínio.

 

O que é uma administradora de condomínio?

Conforme mencionado acima, uma administradora de condomínio é uma empresa dedicada a auxiliar o síndico em suas atribuições profissionais diárias. Mesmo assim, a figura do síndico não deve deixar de existir, já que o gestor continua a ter um papel fundamental na gestão do empreendimento.

Mesmo com o auxílio da administradora, é o síndico quem determina o que deve ser feito, bem como o modo e quem são os responsáveis pela atribuição. Nesse caso, o síndico deixa de agir como um gestor direto e se torna uma espécie de supervisor.

É importante frisar que, mesmo com a atuação da administradora de condomínio, a empresa não é responsável por tomar decisões pelo empreendimento, já que essa atitude é de total responsabilidade do síndico, de acordo com a Legislação Brasileira vigente.

O síndico é, em qualquer situação, o responsável legal pela administração do condomínio e, em casos de má gestão, ainda pode responder judicialmente por isso.

Em muitos casos, tanto o síndico quanto a administradora podem ser responsabilizados e penalizados por possíveis problemas. Mesmo assim, é importante frisar que o primeiro e o principal responsável por responder pelos erros é o síndico.

 

Quais são as funções desempenhadas por uma administradora de condomínio?

De maneira geral, uma administradora de condomínio é responsável por gerir as áreas financeira, administrativa e de RH (Recursos Humanos) de um empreendimento. É por isso que a empresa é uma importante aliada quando o assunto é auxiliar o síndico em suas atribuições diárias.

Se você, como síndico, pensa em contratar uma administradora de condomínio, deve saber quais são algumas de suas principais atribuições:

  • Elaboração da folha de pagamentos dos funcionários;
  • Administração das áreas comuns a todos os condôminos, como piscinas, salões de festa, playgrounds e outras;
  • Gestão dos equipamentos de segurança;
  • Gestão do consumo de água, de energia elétrica, de gás e de outros serviços;
  • Organização e realização de assembleias com os condôminos;
  • Gerenciamento de arquivos do condomínio, como documentos;
  • Assessoria completa antes, durante e depois da realização das assembleias.

Agora que você já sabe quais são as principais funções de uma administradora de condomínio e, desse modo, como a empresa pode te ajudar no dia a dia, que tal conhecer os principais diferentes na gestão de condomínio realizada por uma administradora especializada?

 

Quais são os diferenciais na gestão de condomínio por uma administradora?

Controle da inadimplência

O controle da inadimplência é uma das principais atribuições de um síndico e, de acordo com muitos profissionais, é uma atividade, além de complexa, desagradável. Isso porque muitos condôminos, especialmente quando há proximidade, podem se sentir ofendidos e levar a cobrança para o lado pessoal.

Ao contratar uma administradora de condomínio, a cobrança da inadimplência é de total responsabilidade da empresa. Neste ponto, o grande diferencial é a realização das cobranças de forma mais profissional, o que faz com o que o condômino encare o processo como algo natural do dia a dia.

 

Gestão completa de RH

Uma administradora de condomínio possui, na maioria das vezes, um departamento interno e próprio de RH, o que significa que todas as atribuições desses profissionais são de responsabilidade da empresa.

Desse modo, o síndico não precisa mais se preocupar com questões como: a seleção de profissionais, a folha de pagamento, as exigências da Legislação Trabalhista do Brasil e muitas outras.
Ao economizar tempo com as atividades citadas, o síndico tem a oportunidade de direcionar seus esforços a outras atribuições.

 

Assistência jurídica sempre que necessário

Administradoras de condomínios possuem em seu corpo de funcionários advogados especializados em assuntos do ramo. Esses profissionais ficam à disposição do condomínio que contrata os serviços da empresa, para solucionar eventuais problemas.

Muitas vezes, o síndico, quando atua sozinho, não possui conhecimento sobre a legislação e pode cometer erros. A administradora, além de estar presente no ramo e de prestar serviço a outros empreendimentos, garante que os advogados irão resolver os problemas que podem surgir de possíveis erros.

 

Mediação de conflitos entre os condôminos

Outra atribuição bastante importante de síndicos é a mediação de conflitos entre os condôminos. Essa atividade é descrita como complexa, já que lidar com diferentes tipos de pessoas pode ser desgastante.
Ao contratar uma administradora de condomínio, a empresa se responsabiliza pela gestão desses conflitos.

Os profissionais contratados pela administradora são especializados e, na maioria das vezes, resolvem os problemas de forma mais rápida e mais eficiente. Um dos principais benefícios para o síndico é não se envolver em discussões.

 

Emissão e organização de documentos e de boletos

Após a contratação de uma administradora de condomínio, a responsabilidade da emissão e da organização de documentos e de boletos é toda da empresa. Isso significa que a administradora irá preencher, organizar e enviar todas as papeladas envolvidas no dia a dia de um gestor de condomínio.

 

Como a Carvalho Administradora pode te ajudar?

Uma administradora de condomínio pode ser um divisor de águas no trabalho de um síndico. Por isso, investir na contratação de uma empresa especializada irá trazer muitos benefícios ao seu empreendimento. Desse modo, que tal conhecer um pouco mais sobre a Carvalho Administradora?

A empresa surgiu com o intuito de inovar o mercado imobiliário no Rio de Janeiro e, com o passar dos anos, não parou de revolucionar, especialmente com o lançamento de novos serviços e de novos produtos.
A tecnologia é uma grande aliada da Carvalho Administradora, que acredita que o mundo digital pode facilitar – e muito – diversos processos do mercado imobiliário brasileiro.

Deixe sua rotina mais simples: clique aqui, acesse nosso site, conheça os serviços e escolha o plano que melhor atende suas necessidades.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!