qualidade de vida dos condôminos
Carvalho Administradora

A qualidade de vida dos condôminos, bem como o conforto e a harmonia do empreendimento, são os principais objetivos de um síndico. E, para atingir essa meta, o profissional precisa se dedicar a inúmeras atribuições em seu dia a dia de trabalho.

Assim, o síndico é responsável por gerir o condomínio em todos os âmbitos, como administrativo, financeiro e social. Apesar disso, atualmente, é possível que o profissional conte com o auxílio de uma empresa especializada nessa gestão, as conhecidas administradores de condomínio.

 

O que são administradoras de condomínio?

De maneira geral, administradores de condomínio são empresas que auxiliam síndicos em suas atribuições diárias. Na maioria das vezes, estão presentes em grandes condomínios, mas também podem ser contratadas por empreendimentos de pequeno e de médio porte. Inclusive, o valor da contratação depende de algumas variáveis, como o tamanho do condomínio.

Apesar de exercer um papel importante na gestão, é importante frisar que a administradora de condomínio não substitui, em hipótese alguma, a atuação do síndico como profissional. Na verdade, o que ocorre após a contratação da empresa é uma inversão de papeis: se antes o síndico atuava como um gestor direto, agora age como um supervisor.

Isso porque o profissional precisa coordenar as ações da administradora, como pontuar o que deve ser feito e como deve ser feito. As funções desempenhadas pela empresa variam de acordo com o contrato firmado entre a administradora e o condomínio. Quanto mais serviços forem delegados à administradora, maior será o custo.

Se você, como síndico, deseja contratar uma administradora de condomínio, deve, primeiramente, convocar uma assembleia. Se o assunto for aprovado, é chegada a hora de escolher a empresa. Nesse ponto, não se esqueça de pesquisar sobre a administradora na internet, especialmente para poder avaliar as opiniões de clientes e de ex-clientes.

 

Quais são as principais vantagens de contratar uma administradora de condomínio?

Contratar uma administradora de condomínio implica algumas importantes vantagens para todos os envolvidos, incluindo os condôminos. Veja abaixo alguns dos benefícios selecionados pelo Blog da Carvalho Administração:

 

Gestão administrativa completa

Ao contratar uma administradora de condomínio, você, como síndico, pode contar com uma gestão administrativa completa por parte da empresa. Isso significa que a emissão, bem como o preenchimento e a organização de documentos, ficará sob responsabilidade da companhia.

Além disso, a administradora deve emitir os boletos de pagamento da taxa condominial, bem como direcioná-los aos moradores.

A organização da folha de pagamentos, bem como as contratações de novos funcionários, deve ser realizada pela empresa contratada, o que permite que o síndico tenha mais tempo disponível para se dedicar a outras atividades.

 

Departamento jurídico

Por estar em contato com diversos empreendimentos diferentes, as administradoras de condomínios dispõem de advogados especializados no ramo imobiliário em seu quadro de funcionários.

Com isso, o condomínio pode contar com o auxílio desses profissionais sempre que for necessário. A assessoria jurídica garante que o síndico regularize situações perante a Lei e fique em dia com a profissão.

 

Assessoria na contratação de fornecedores e de prestadores de serviços

Conforme mencionado no primeiro tópico dos benefícios da contratação de uma administradora de condomínios, é sabido que a empresa é responsável, também, pela contratação de fornecedores e de prestadores de serviços.

Esse ponto é bastante benéfico para o empreendimento, já que a administradora, por estar em constante contato com esses profissionais, pode indicar aqueles que são referência nos serviços que prestam.

Além disso, o condomínio é beneficiado na parte financeira, já que a empresa consegue, na maioria das vezes, preços mais baixos do que os que seriam negociados diretamente pelo síndico.

 

Como uma administradora pode impactar na qualidade de vida dos condôminos?

Diante de inúmeras vantagens, é possível afirmar que a contratação de uma administradora de condomínios pode impactar de forma positiva a qualidade de vida dos moradores, especialmente por:

 

Preocupar-se com a segurança

A segurança é um dos pontos mais avaliados por moradores que buscam um novo imóvel. Diante dos crescentes índices de violência, especialmente nos grandes centros urbanos, os condomínios de prédios têm se mostrado opções mais seguras e mais viáveis.

Por isso, é importante que a gestão do empreendimento se preocupe com a segurança pessoal, patrimonial e material dos moradores. Ao contratar uma administradora de condomínio, essa questão fica ainda mais evidente.

Isso porque essas empresas, na maioria das vezes, apostam fortemente em tecnologia, o que pode trazer excelentes resultados. Além disso, possui contato com empresas de segurança privada, que pode disponibilizar profissionais capacitados por um preço mais acessível.

Assim, a administradora garante mais segurança aos moradores, ao mesmo tempo em que zela pela saúde financeira do condomínio.

 

Garantir a gestão de espaços de uso comum

A gestão dos espaços de uso comum também é uma atribuição da administradora de condomínio. Com isso, a empresa fica responsável por garantir o conforto e a qualidade de vida de todos os moradores nas áreas compartilhadas do condomínio, como piscinas, playgrounds, salões de festa e outros.

Com esse trabalho, os moradores se sentem mais seguros e, também, mais respeitados, já que as regras serão atentamente fiscalizadas.

 

Mediar conflitos entre os condôminos

A mediação de conflitos entre os condôminos pode não ser uma tarefa simples, mas é extremamente necessária para a manutenção da harmonia no empreendimento. Desse modo, a administradora também se preocupa com essa questão, sendo responsável pela gestão dessas discussões.

Por ser uma empresa especializada na administração de condomínios, está mais acostumada a resolver conflitos e a buscar uma solução que agrade a todos – ou, pelo menos, à maioria.

 

Como a Carvalho Administração pode te ajudar?

Referência no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Carvalho Administração surgiu com o objetivo de inovar e de revolucionar o atendimento imobiliário no estado. Além de comercializar imóveis na Cidade Maravilhosa, a empresa é referência na assessoria imobiliária, além de prestar serviços como uma importante administradora de condomínio.

Se você deseja contratar uma empresa para gerir seu empreendimento, não perca tempo: clique aqui, acesse nosso site e conheça alguns de nossos serviços e de nossos produtos. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos profissionais por e-mail, por WhatsApp ou por telefone.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!