Carvalho Administradora

A prestação de contas de um condomínio é uma das tarefas obrigatórias de um síndico. Assim, é importante que o profissional realize a apresentação mensal de todos os gastos e de todos os ganhos de forma transparente e eficiente.

 

Como a maioria dos processos que envolvem dinheiro, a apresentação das contas pode ser algo complexo e, para te auxiliar nessa tarefa, o Blog da Carvalho Administradora preparou esse conteúdo especial. Nesse texto você irá conferir algumas dicas para fazer a apresentação mensal das contas do condomínio da melhor forma possível.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

 

Descubra como fazer a apresentação mensal das contas do condomínio

De acordo com o Código Civil brasileiro, a prestação de contas e a previsão orçamentária de um condomínio devem ser realizadas anualmente. Entretanto, a apresentação das contas é, na maioria dos casos, realizada todos os meses, para que os condôminos estejam cientes da situação financeira do empreendimento.

 

Para que a apresentação mensal de contas do condomínio seja uma tarefa simples, confira as informações abaixo:

 

A importância da apresentação mensal de contas

A gestão de um condomínio envolve o relacionamento entre o síndico e os condôminos. Assim como as demais relações humanas, é necessário que os indivíduos estabeleçam laços de confiança, para que a convivência seja melhor.

 

Para que o conforto, o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores sejam mantidos – o que configura um dos principais objetivos de um bom síndico –, o profissional precisa promover uma gestão transparente, séria e confiável.

 

A apresentação mensal de contas do condomínio, portanto, é um dos meios que o síndico dispõe para garantir a transparência da gestão. Isso porque é por meio dessa que o profissional mostra os gastos e os ganhos do condomínio, que são valores de recolhimento e de uso comum e, portanto, devem ser de conhecimento de todos.

 

Quais são os documentos necessários para a apresentação

A apresentação mensal de contas do condomínio não é tão complexa quanto a prestação de contas e a previsão orçamentária, que devem ser realizadas, pelo menos, uma vez por ano. Dessa forma, os documentos necessários variam de um empreendimento para o outro.

 

De qualquer forma, é importante que o síndico reúna todos os documentos que provam e que justificam os gastos realizados no condomínio no mês em questão. Os principais documentos que integram essa lista são:

 

  • Contas de água e de energia elétrica;
  • Extratos bancários do condomínio;
  • Lista de porcentagem de inadimplência do empreendimento (que não deve, em hipótese alguma, conter o nome dos condôminos inadimplentes);
  • Certidões negativas do Imposto de Renda;
  • Certidões negativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

 

Para que a apresentação seja eficiente e transparente, é importante elaborar um descritivo das despesas, que deve ser de fácil compreensão. No documento, deve constar um resumo sobre as principais contas do mês.

 

Como elaborar uma boa apresentação

Agora que você já sabe quais documentos são necessários para a apresentação mensal de contas do condomínio, chegou o momento de aprender a elaborar um bom material, que deve ser simples para que todos o compreendam com facilidade.

 

Dessa forma, a apresentação é composta por relatórios, que devem ser elaborados pelo síndico. Confira abaixo algumas dicas para produzir os documentos:

 

Relatório de inadimplência

Esse documento, como o próprio nome sugere, deve conter dados sobre a taxa de inadimplência do empreendimento. É necessário ressaltar, mais uma vez que, por motivos legais e éticos, você, como síndico, não deve expor os nomes dos condôminos inadimplentes, uma vez que essa atitude pode causar constrangimento.

 

Mesmo assim, é importante que os números sejam avaliados, uma vez que os dados mostram a dimensão do problema da inadimplência no condomínio.

 

Relatório de receitas

Nesse documento, é necessário que o síndico aponte as receitas do empreendimento. A principal delas, contudo, é a taxa de condomínio, que deve ser paga todos os meses pelos condôminos.

 

Além disso, é necessário considerar outras taxas do empreendimento e, por isso, estas devem aparecer no relatório para que os moradores possam acompanhar.

 

Relatório de despesas

O relatório de despesas é um dos mais importantes para a apresentação de contas do condomínio. Isso porque é o documento que mostra em quais atividades e obras o síndico gastou o dinheiro do empreendimento.

 

Para que o relatório seja de fácil compreensão, é aconselhável que você divida as despesas em algumas categorias, como essenciais e extras.

 

As vantagens de uma gestão financeira transparente

Os síndicos – ou as empresas administradores de condomínio, como a Carvalho Administradora – são responsáveis pela gestão de um ambiente coletivo. Dessa forma, é essencial que transmitam confiança aos moradores e, para isso, é importante investir em uma gestão financeira transparente.

 

Um dos maiores benefícios da transparência no gerenciamento financeiro do condomínio é, portanto, a confiança que o síndico recebe dos moradores. Isso impacta diretamente no respeito que o profissional recebe dos condôminos.

 

Suponha, por exemplo, que você precisa propor a realização de uma obra no condomínio. Se você é um síndico que não inspira confiança, é provável que seu projeto não seja aprovado pelos moradores. No entanto, se sua gestão é transparente e se, assim, você se mostra um profissional sério e confiável, receberá atenção e, possivelmente, a aprovação dos condôminos.

 

Além disso, é necessário apontar que uma gestão financeira transparente evita problemas de comunicação, que podem causar confusões entre o síndico e os condôminos.

 

Conheça o trabalho da Carvalho Administradora

A Carvalho Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. A empresa surgiu diante do desejo de prestar um atendimento mais moderno e mais tecnológico no mercado imobiliário do Rio de Janeiro. No entanto, com o passar do tempo, a Carvalho diversificou seus serviços e seus produtos, mas sempre com foco em transformar a tecnologia em uma verdadeira aliada.

 

A empresa pode te auxiliar na prevenção e na solução de erros que podem comprometer a sua gestão financeira do condomínio, especialmente no que se refere à área financeira. Para isso, clique aqui, conheça melhor nossos serviços e entre em contato com nossos profissionais. Nós podemos te ajudar!

 

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!