Carvalho Administradora

Aumentar a participação na assembleia de condomínio é um grande desafio para os síndicos. É importante salientar que o coletivo e a capacidade de ouvir reclamações e sugestões só ocorrem por meio de um debate sadio e produtivo entre todos os envolvidos.

Então surge essa dúvida muito comum: o que fazer para engajar os condôminos na assembleia de condomínio? Pois bem, não existe apenas uma alternativa, mas, várias, para solucionar esse problema. Pensando nesse tipo de demanda, separamos as melhores orientações para ajudá-lo nessa tarefa. Leia atentamente o material a seguir e não se esqueça de colocar todas as dicas aqui repassadas em prática. Vamos lá?

Qual a importância da participação dos condôminos?

Em primeiro lugar, é fundamental procurar entender o porquê da necessidade da presença dos moradores nas assembleias. Isso decorre do fato de que todos os objetivos, assim como todas as demandas, são baseados no coletivo. Ou seja, é necessário que haja uma participação coerente de todos os envolvidos para que as decisões não sejam unidirecionais ou privilegiem apenas uma parcela dos condôminos.

Com interesse e participação de todos, fica muito mais fácil e seguro promover um ambiente harmônico. Saber analisar diferentes pontos de vista e propor soluções pacíficas e interessantes para todos são duas qualidades imprescindíveis a um síndico que deseja melhorar a sua gestão.

Como reunir mais pessoas na assembleia de condomínio?

Agora, vamos listar 6 orientações que você não pode deixar de executar para ter uma boa participação na assembleia de condomínio. Continue a leitura!

Escolha adequadamente a data e o horário

Essa dica é muito válida. É preciso considerar datas e horários viáveis. Ou seja, vésperas de feriados e datas comemorativas devem ser evitadas, pois há altas chances de abstenções.

O síndico deve ficar atento às melhores datas para a grande maioria dos condôminos. Isso é algo que será descoberto pouco a pouco nas reuniões. Geralmente, entre segunda e quinta-feira são boas escolhas.

Isso é mais um ponto que pode ser inicialmente debatido entre os participantes da assembleia e, posteriormente, o síndico analisa qual a melhor data para a grande maioria. Ouvir e conversar sobre aspectos relacionados ao condomínio são fatores que uma boa assembleia de condomínio promove aos seus integrantes. Foque nesse aspecto!

Mantenha o foco nas reuniões

Na assembleia de condomínio, não se deve esquecer que há um foco a ser centrado na reunião. Inclusive, com horários específicos para o debate de cada demanda. Desse modo, o síndico deve dar atenção aos pontos principais, evitando reuniões longas, que acabam desestimulando os participantes.

Ter foco ajuda muito na análise das pautas a serem discutidas, mas, principalmente, pode ser uma solução para um dos principais problemas: a falta de tempo.

Para entender isso, é necessário compreender que a grande maioria das pessoas possui uma rotina de trabalho acelerada e com poucos espaços de tempo para outras tarefas. Desse modo, a justificativa para muitos condôminos não comparecerem nas reuniões de assembleia de condomínio é o fato de que não possuem tempo.

Então, focar em tornar a assembleia assertiva e objetiva torna bem mais prático a manutenção de um bom número de participantes. Por isso, o planejamento é a palavra-chave para conseguir direcionar os assuntos na reunião.

Mescle temas importantes e secundários

É válido mesclar algumas questões centrais com outras que têm menor expressividade. Isso é uma forma de ter uma assembleia de condomínio sempre com uma quantidade satisfatória de integrantes. Pense nisso!

Assim, assuntos que demandam um nível maior de debate e concentração podem ser contrabalanceados com outros menos expressivos. É fundamental entender que ser menos expressivo não quer dizer que não seja importante.

E uma forma altamente recomendada de implementar isso é pelo foco em assuntos que são de relevância para o bem coletivo. Afinal de contas, como já foi dito no tópico logo acima, é imprescindível ter foco na assembleia de condomínio.

Avise com antecedência

Essa orientação é uma das mais importantes. Afinal, se o condômino for avisado em cima da hora, há muitas chances de ele não se programar para comparecer à assembleia.

Dessa forma, estabeleça prazos fixos para avisar sobre as reuniões mensais. Claramente, podem surgir alguns imprevistos, principalmente envolvendo o síndico. Então, mais uma vez, a antecedência trabalha a favor do bom andamento das atividades. Prazos e avisos são pontos de partida para garantir relações mais harmônicas e produtivas entre todos os integrantes.

Torne os condôminos conscientizados

Essa informação é muito importante, pois é preciso despertar o sentimento de participação e envolvimento de cada condômino na gestão. A partir disso, fica muito mais fácil construir estratégias que aumentem o interesse de participar e ter a sua voz ativa na assembleia de condomínio.

Todo morador deve ser ouvido e valorizado. É preciso trabalhar a conscientização como ferramenta de divulgação dessa inclusão. Uma forma interessante de colocar esses projetos em prática é por meio do estabelecimento de comissões. Você sabe como fazer isso?

Em primeiro lugar, a estratégia consiste na criação de pequenas comissões para assuntos específicos. Por exemplo, implementar essas medidas para demandas direcionadas à portaria ou tesouraria, criando respectivas comissões para cada temática.

Assim, há um ganho substancial na qualidade, participação e engajamento dos condôminos nas reuniões de assembleia de condomínio.

Faça uma convocação correta

Existem regras para que a convocação seja feita. Por isso, é imprescindível observar os regulamentos previstos nas leis condominiais. Na grande maioria das vezes, as publicações devem ser fixadas em locais de grande fluxo, como os elevadores e a recepção.

A assembleia de condomínio é uma forma importantíssima de promover mudanças e melhorias para todos. Com engajamento e participação efetiva, fica mais claro definir alguns pontos e gerar modificações para o bem comum.

Uma assembleia de condomínio unida é o retrato do desenvolvimento de uma ótima relação entre os moradores. E ter conexões e amizades ajuda em várias áreas da nossa vida cotidiana.

Sempre produzimos e selecionamos materiais enriquecedores para o seu trabalho e que podem ajudá-lo de alguma forma. Quer ter acesso aos novos artigos do blog? Assine nossa newsletter no campo logo abaixo!

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

7 tecnologias utilizadas pela Carvalho Administradora para trazer clientes rapidamente para o seu imóvel
15 maio
Administração de Condomínios Imobiliária

7 tecnologias utilizadas pela Carvalho Administradora para trazer clientes rapidamente para o seu imóvel

Quer alugar ou vender seu imóvel rápido? Então descubra as 7 tecnologias utilizadas pela Carvalho Administradora para trazer clientes para o seu imóvel!

leia mais
Como priorizar a transparência na administração de condomínios
08 jan
Administração de Condomínios

Como priorizar a transparência na administração de condomínios

A boa prestação de contas do síndico é fundamental para mostrar transparência na administração de condomínios. Há dinheiro de várias […]

leia mais