https://carvalhoadm.com.br/blog/media/carvalhoadm/2017/12/151724-balancete-do-condominio-entenda-a-sua-importancia-e-como-fazelo.jpg
Carvalho Administradora

A vida de um síndico não é nada fácil. São muitas cobranças, reclamações e responsabilidades todos os dias. Dentre as tarefas dessa função, uma das mais importantes é realizar o balancete de condomínio. Afinal, para administrar bem é preciso ter transparência em suas ações.

Com esse documento, é possível demonstrar todas as despesas e movimentações financeiras feitas durante a gestão. Embora pareça algo simples, a prestação de contas pode gerar muitas dúvidas, principalmente entre síndicos de primeira viagem.

Assim, para ajudar você, preparamos este post sobre como fazer o balancete de condomínio de forma eficiente. Boa leitura!

 

Primeiramente, o que é um balancete?

Trata-se de um levantamento contábil que relata as receitas e as despesas em um determinado período. A partir disso, ele apresenta o saldo do mês e o atual.

O saldo do mês é o resultado da diferença do dinheiro que foi recebido e a quantia que foi gasta. Já o saldo atual consiste no valor total, ou seja, soma-se o que tinha em caixa no mês anterior com o saldo do mês vigente.

Ao analisar todos os balancetes, mês a mês, é possível saber como está a saúde financeira do condomínio. Essas informações são essenciais para fazer previsões orçamentárias, planejar melhorias e reduzir gastos desnecessários.

 

Quais são os documentos e dados necessários?

Fazer um balancete claro não significa apenas apresentar números. É preciso comprovar, por meio de documentos, todas as movimentações financeiras. Confira a seguir:

 

Relação de receitas

Relatório dos condôminos adimplentes e inadimplentes, incluindo os valores de multas por atraso da taxa mensal, além de todas as receitas do condomínio, bem como (se for o caso) o valor dos aluguéis das áreas comuns do prédio.

 

Relação de despesas

Todas as despesas precisam sem apresentadas: as contas fixas (contratos, folhas de pagamento, impostos, pagamento de seguros); as variáveis (água, luz) e também as extras (obras ou consertos emergenciais).

 

Qual é a periodicidade ideal?

De acordo com o artigo 1348 do Código Civil (Lei nº 10.406/02), o síndico tem a obrigação de prestar contas anualmente — e o balancete é parte fundamental desse processo.

Para facilitar o entendimento e dar mais tranquilidade aos moradores, é recomendado que os balancetes sejam apresentados em períodos mais curtos: mensalmente, de preferência. No entanto, para evitar problemas, é importante atualizar as planilhas, o livro-caixa e organizar os documentos diariamente.

 

Como apresentar o balancete de condomínio?

O relatório pode ser apresentado aos moradores em uma reunião de condomínio, enviado por e-mail ou até mesmo disponibilizado em um site, caso o condomínio tenha um.

Todos os comprovantes, notas fiscais e extratos precisam estar sempre bem organizados em uma pasta. Além disso, é indicado digitalizar os documentos e salvá-los no computador para evitar perdas. Sempre que quiserem, os condôminos podem solicitar o acesso a esses documentos.

Neste artigo, você entendeu como o balancete de condomínio é um instrumento importante para manter a transparência e a organização das finanças. Se ainda resta alguma dúvida sobre como elaborar sua prestação de contas ou administrar o condomínio, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você!

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!