https://carvalhoadm.com.br/blog/media/carvalhoadm/2018/05/191851-5-maneiras-de-valorizar-um-imovel-em-um-condominio.jpg
Carvalho Administradora

Melhorar o todo agrega maior valor a cada parte: essa afirmativa é especialmente apropriada quando se trata de valorizar um imóvel em condomínio. Isso cabe em caso de locação ou venda, pois as condições do empreendimento são avaliadas em ambas as situações.

Assim, síndico e administradora condominial precisam concentrar seus esforços em manutenções e benfeitorias, a fim de criar o contexto ideal. Continue a leitura e conheça 5 formas simples de alavancar a valorização de um imóvel em um condomínio administrado por você!

1. Deixe a manutenção em dia

O plano de manutenção preventiva do edifício deve conter ações específicas para a fachada, jardins, áreas de lazer, locais de convivência e elevadores, além de abranger os equipamentos de segurança.

Dessa forma, cada um desses itens estará em perfeito funcionamento, não deixando brecha para reclamações e problemas. Atentando aos seguintes cuidados:

  • identificar (e eliminar) infiltrações e vazamentos, logo ao surgirem;
  • programar os reparos dos espaços de entretenimento para meses de menor movimento;
  • manter os extintores carregados e dentro da validade.

2. Priorize a segurança

Os moradores costumam prestar grande atenção à segurança do condomínio: por isso, é fundamental manter em ordem os equipamentos que garantem tal aspecto. Afinal, poucos vão valorizar um imóvel em um condomínio que não preze pela integridade dos moradores.

Então, faça testes regulares do sistema de monitoramento para se certificar do correto funcionamento das câmeras e equipamento interno. Portões automáticos também merecem toda atenção, já que representam bloqueio ao acesso de estranhos.

https://carvalhoadm.com.br/media/carvalhoadm/2018/11/sou-síndico-e-agora.png

3. Cuide das áreas comuns

As áreas destinadas à diversão dos condôminos representam elemento de valorização dos apartamentos. Isso acontece quando estão em perfeitas condições de uso e funcionamento, pois, caso contrário, podem até jogar contra a locação e venda dos imóveis.

Portanto, aplicar recursos nos cuidados desses locais é estratégico para a valorização imobiliária do empreendimento. Confira, a seguir, algumas especificidades a observar no cuidado dos principais pontos:

Piscina

Cheque o funcionamento de bombas e sistemas de tubulação da piscina, a fim do aspecto da água denotar o tratamento que ela recebe. Cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis requerem manutenção, e em certos casos, até mesmo substituição: não deixe passar esse detalhe.

Churrasqueira e espaço gourmet

Aqui, o importante é apresentar tudo sempre limpo e organizado para os visitantes terem a melhor impressão possível. Mesas e cadeiras devem ser recolhidas, bem como providenciada a higienização completa após cada momento de uso.

Playground

Mais um lugar para ficar de olho quanto à limpeza, ainda mais se tiver tanque de areia. No caso dos brinquedos, cujo desgaste é constante, o indicado é providenciar pinturas e reparos conforme a necessidade.

Academia

Os aparelhos se beneficiam de pintura (nas partes metálicas), também da troca de estofamentos, então é bom fazê-las de tempos em tempos. O piso do espaço de ginástica pode demandar cuidados constantes, em razão do impacto dos pesos usados na execução de determinados exercícios.

4. Promova acessibilidade

Potenciais compradores ou locatários, ao visitar um residencial, prestam atenção a todos os aspectos traduzíveis em comodidade. Desse modo, é normal averiguarem se o edifício oferece acessibilidade a moradores e visitantes.

Nesse sentido, é indispensável contar com rampas e demais instalações para garantir o acesso ao condomínio e suas áreas comuns. Se adaptações forem necessárias, busque apoio de uma análise técnica, no intuito de descobrir quais adaptações são viáveis sem enormes despesas e transtornos.

5. Aposte em renovação

Condomínio que incorpora modernidade transparece o cuidado do síndico em estar atualizado, além da sua determinação em atender às necessidades dos moradores. Por isso, esteja aberto a mudanças capazes de refletir conceitos atuais, como iluminação inteligente, reúso de água, entre outras possibilidades.

Redecorar esses espaços para deixá-los com ar contemporâneo é mais um jeito simples de valorizar o empreendimento— e seus apartamentos.

As 5 ações trazidas aqui para você tem um só sentido: valorizar um imóvel a partir da manutenção e melhorias no condomínio. Além disso, queremos destacar para você que reformas por fazer e documentos irregulares, entre outras questões, desvalorizam qualquer apartamento, mesmo os situados em empreendimentos muito bem cuidados.

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo que mais interessa ao síndico!

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!