Carvalho Administradora

Alugar um imóvel é um grande desafio, não é? Pois existem muitas escolhas que precisam ser feitas durante esse processo. Uma delas é escolher entre negociar o aluguel direto com o proprietário ou anunciar um imóvel com uma imobiliária.

O fato é que por conta da burocracia, dos custos e da flexibilidade de negociação, muitas pessoas ainda optam por alugar imóveis direto com o proprietário.

Mas se esquecem de que essa escolha pode trazer algumas desvantagens tanto para o inquilino quanto para o locador. Por isso, é importante entender os motivos de porque não é o ideal negociar o aluguel direto com o proprietário.

Pensando nisso, separamos, aqui, 5 motivos pelos quais essa modalidade de locação de imóvel é arriscada.

Confira!

1. Ausência de proteção do direito do consumidor

O acordo informal, geralmente, costuma não seguir as leis vigentes sobre locação de imóveis.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, o locador não conhece a Lei do Inquilinato, que descreve os direitos e deveres tanto do inquilino quanto do locador.

Como resultado, o inquilino corre o risco de arcar com custos que não são de sua responsabilidade, por exemplo.

Ou, ser surpreendido com um despejo emergencial do imóvel. Pois, no caso de contratos informais, o inquilino pode ser “convidado” a desocupar o imóvel em até 15 dias.

Enquanto que nos contratos formalizados, esse prazo é de 30 dias. Então, a falta de conhecimento pode trazer muitos prejuízos para o inquilino. Mas com uma imobiliária você não precisa correr esses riscos, uma vez que conta com uma equipe de especialistas que está sempre atenta à lei.

2. Valor do aluguel ou reajustes abusivos

Um dos principais motivos que leva uma pessoa a negociar o aluguel direto com o proprietário são os custos, não é?! Mas imagina descobrir que o valor do aluguel do seu imóvel não condiz com a tabela de precificação da sua região.

Ou, então, que a taxa de reajuste de aluguel não está amparada pela lei. Como você se sentiria? Provavelmente frustrado.

Por isso, quando você decide negociar o aluguel direto com o proprietário corre o risco de pagar um preço injusto no valor do aluguel ou sofrer reajustes abusivos.

No entanto, uma imobiliária conhece o setor em que atua e é capaz de analisar vários fatores para precificar com mais exatidão o aluguel do imóvel. Dessa forma, você saberá que está pagando por um preço que condiz com a realidade.

3. Não ter clareza sobre as responsabilidades e as regras

Outra questão que deve ser levada em consideração ao pensar em negociar o aluguel direto com o proprietário é a falta de clareza sobre as responsabilidades e as regras.

Por exemplo, é comum os inquilinos arcarem com o IPTU. Pois essa obrigação está prevista em lei, a menos que esteja escrita no contrato o contrário.

Assim, se o locador dispensa verbalmente sua obrigatoriedade de arcar com esse custo, mas venha a cobrá-lo, seja por esquecimento ou má fé, você tem a obrigação de fazê-lo.

Outra situação comum é quando não está esclarecido se o inquilino pode ou não levar animais de estimação para o imóvel. Quando o faz, recebe um aviso de que é proibido.

Conforme vão aparecendo esses tipos de conflitos, há o risco de desgastar a relação entre ambos. Para evitar que isso aconteça, é importante esclarecer as responsabilidades e regras.

Mas, acima de tudo, firmar um contrato e registrá-lo no cartório. Assim, você terá respaldo legal para garantir os seus direitos.

4. Limitação nas opções de escolhas de imóveis

Mais um motivo de porque não é o ideal negociar o aluguel direto com o proprietário é a limitação nas opções de escolhas de imóveis. Isso reduz as suas escolhas e, como consequência, corre o risco de alugar um imóvel que não atenda às suas necessidades nem de sua família.

Já com uma imobiliária isso é diferente. Isso porque, além de oferecer uma ampla variedade de imóveis que atende às mais diversas necessidades, ela conta com consultores que estão prontos para entender as necessidades de cada um de seus clientes.

Assim, encontrar o imóvel ideal com as características dos novos moradores. Para isso, eles levam em consideração fatores como localização, tipo de imóvel, composição familiar e estilo de vida.

Então, aproveite a variedade de imóveis que uma imobiliária pode oferecer para você encontrar o imóvel ideal para você e sua família!

5. Falta de vistorias para atestar as condições do imóvel

Definitivamente, a falta de uma vistoria bem detalhada para atestar as condições do imóvel é um dos maiores erros de quem decide alugar direto com o proprietário.

Afinal, nem todo mundo que negocia o aluguel direto com o proprietário contrata um profissional para analisar as condições do imóvel e uma simples visita não é o suficiente para revelar todos os detalhes.

Dessa forma, problemas ocultos podem aparecer e trazer uma série de dores de cabeça no futuro.

Como problemas nas instalações elétricas, rachaduras e infiltrações. Sem contar que o inquilino ainda corre o risco de se ver obrigado a reformar o imóvel, uma vez que ele precisa entregar o imóvel “nas mesmas condições” que ele encontrou ao entrar no imóvel.

E, se ele não souber sobre a existência desses problemas, muito menos quais são as suas obrigações, ele terá de arcar com despesas injustas.

Por isso, esse é mais um dos motivos de porque não é o ideal negociar o aluguel direto com o proprietário e, sim, através de uma imobiliária.

Conte com o suporte de uma imobiliária

Uma imobiliária conta com profissionais experientes que não deixam nenhum detalhe passar despercebido. Qualquer problema que for detectado, será resolvido por ela.

Até mesmo quando você encontrar algum problema no imóvel poderá acioná-la para que ela o resolva o mais rápido possível, para que você não precise entrar em contato com o proprietário.

Então, se você está pensando em alugar um imóvel e quer ter segurança, não deixe de contar com a ajuda de uma imobiliária e evite negociar o aluguel direto com o proprietário.

E aí, gostou deste artigo? Quer mais dicas sobre o assunto? Acompanhe-nos nas redes sociais para mais novidades. Estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!