Fazer uma negociação segura é o maior interesse de todo proprietário que vai alugar por conta própria, ou seja,  sem contratar uma imobiliária. Na angustia de ocupar a propriedade rapidamente podem acabar esquecendo de algum item importante no meio do processo de locação de imóvel.

Com o tempo cada vez mais escasso, evite desperdício com um bom planejamento de todas as etapas antes de ofertar seu bem. Não se perca na parte burocrática, nesse post você aprenderá amarrar toda a documentação necessária para uma locação segura.

 

Lista de documentos para contrato de locação de imóvel pessoa física.

1 – Ficha cadastral.

São os dados pessoais do interessado preenchidos e assinado que irá para análise cadastral. Esse é um momento muito importante, pois uma analise cadastral minuciosa irá identificar o risco do negócio, portanto na locação o grande problema não é achar um inquilino e sim encontrar alguém que tenha renda suficiente para assumir o compromisso e garantias locatícias para garantir o negócio.

 

2 – Cópia autenticada em cartório de certidão de casamento, RG e CPF do locatário e cônjuge.

Quando o locatário for solteiro, somente ele entregará os documentos. Quando casado, é importante ter as referências do cônjuge para que possa ser responsabilizado em conjunto.

 

3 – Comprovante de residência.

Este documento irá sinalizar qual é a realidade atual de moradia do interessado. Se mora com o parentes, se é apartamento próprio e está vendendo…

 

3.1 – Os 3 últimos recibos de pagamento de aluguel.

Caso o interessado more de aluguel atualmente, peça os recibos para saber se está tudo ok em relação ao contrato que ele está saindo.

 

https://carvalhoadm.com.br/blog/media/carvalhoadm/2018/11/como_alugar_seu_imovel_em-45-dias.png

 

4 – Declaração de imposto de renda

Comprovação da capacidade financeira como solvência. Mesmo que o interessado tenha excelente renda é importante saber o quanto está declarado, sendo assim você verificara se existe empréstimos ou dividas, pensão alimentícia, financiamentos de veículos ou qualquer outro ônus comprometendo grande parte dos rendimentos.

 

5 – Comprovante de renda do locatário e cônjuge.

A orientação é para que só alugue quando o interessado possuir renda 3 vezes superior ao valor do aluguel mais taxas ( Condominio, Iptu e outros). Quando casado, os dois podem juntar a renda para chegar no mínimo exigido, quando isso acontece, os dois assinam o contrato de locação.

 

Lista de documentos para contrato de locação de imóvel pessoa jurídica.

1 – Carteira de RG e CPF dos representantes legais da empresa.

Serve para identificar se o locatário faz parte da empresa.

 

2 – Contrato social e suas alterações

Serve para você verificar se o que foi relatado ainda faz parte atualmente no contrato da empresa.

 

3 – Procuração que conceda poderes aos representantes legais, caso não esteja descrito no contrato social.

Comprova a situação do locatário perante a empresa.

 

4 – Balanços patrimoniais dos dois últimos exercícios fiscais e balancete recente.

Importante verificar a solvência da empresa para não correr risco de inadimplência.

 

5 – Cartão de CGC e de Inscrição Estadual ou Municipal.

Comprovam se a empresa está com a situação regularizada nos órgãos fiscais.

 

Conclusão

Um bom contrato de locação é essencial para prever eventuais problemas futuros, porém uma locação de imóvel tranquila depende de outras coisas além da burocracia jurídica e da viabilidade econômica. Acertado esse primeiro passo, entramos no segundo e a nosso ver o mais importante, trata-se do relacionamento com o inquilino e acompanhamento diário das diligencias da locação. Nesse momento é onde acontece a maioria dos problemas, é muito importante estar por dentro do dia a dia do seu imóvel, ter um excelente relacionamento com seu inquilino, acompanhar os pagamentos de condomínio , IPTU e taxas, assim como ter tempo disponível para resolver problemas que possam ocorrer durante o contrato de locação, tais como vazamentos e manutenção de alguns itens do imóvel.

Sabemos que esse trabalho necessita um grande esforço e pela complexidade acaba tomando bastante tempo. Muitas vezes a falta de aproximação com os inquilinos geram ruídos e podem colocar toda a locação em risco, portanto é muito importante que tenhamos total atenção com os detalhes, um imóvel é um patrimônio de alto valor e qualquer falha nos tramites podem ocasionar um grande problema, principalmente pelo processo judicial em caso de conflitos demorar muitos meses até ser resolvido.

 

Carvalho Administradora atua em todos os segmentos do mercado imobiliário, aqui nossos clientes têm total confiança na empresa para a gestão do seu imóvel. Nosso setor de locação já executou mais de 3.000 locações na cidade do Rio de Janeiro, através de profissionais especializados, proporcionando maior segurança, comodidade e qualidade no atendimento, tanto para o proprietário quanto para o locatário.

Prestamos toda assessoria imobiliária necessária para um processo de locação ágil e eficaz, com o senso de urgência que demanda a negociação.

 

Caso precise de uma ajuda especializada não deixe de nos contactar, será uma honra cuidar do seu patrimônio.

#vemparacarvalho