A administração de imóveis é um verdadeiro desafio para os proprietários. Nem sempre, quem tem um apartamento ou casa para alugar entende dos processos legais e burocráticos envolvidos em uma transação de venda ou locação de imóveis.

Desde a divulgação, passando pela análise de crédito e gestão da locação ao longo de todo o contrato, é preciso ter muito conhecimento para que a transação imobiliária segura.

Cobranças e relacionamento com o inquilino são questões delicadas e previstas em leis, por exemplo. Então, a melhor maneira de evitar “dor de cabeça” e complicações para você é contar com o serviço de administração de imóveis. Conheça os motivos:

 

1 – Avaliação e precificação de imóvel

Não é simples precificar o valor de venda ou locação de um imóvel.

Muitos proprietários acabam supervalorizando o preço, considerando a localização ou outras características do imóvel. No entanto, existem certas “regras do mercado” que devem ser seguidas  para calcular a oferta e evitar que o imóvel fique parado.

Por isso, esse é um dos primeiros passos na jornada da administração de imóveis. Avaliar o imóvel com profissionalismo e informações de mercado é fundamental para chegar a um valor atraente para o consumidor e satisfatório para o proprietário.

 

2 – Divulgação, incluindo fotografia profissional para anúncio

Ter um ótimo imóvel e calcular uma boa oferta não bastam. É preciso acertar na divulgação, já que as pessoas não se interessam por imóveis que não têm qualidade no anúncio.

A experiência de fazer esse trabalho todos os dias torna a imobiliária uma grande aliada na hora de estruturar a divulgação do seu imóvel.

A administradora conhece os melhores recursos e técnicas para desenvolver anúncios efetivos. Inclusive, as fotos profissionais, que fazem tanta diferença para chamar a atenção e encantar o público, podem ser providenciadas pela administradora de imóveis.

 

3 – Acompanhamento de visitas e atendimento

A administração de imóveis é muito útil mesmo antes de fechar o contrato.

No momento de receber os visitantes do imóvel, por exemplo, é importante ter uma postura profissional, disponibilidade de horários, esclarecer todas as dúvidas e mostrar as vantagens do local a fim de conquistar o novo inquilino. Nem sempre os proprietários têm tempo ou preparação para fazer esse atendimento.

 

4 – Serviço de análise de crédito e perfil de inquilinos

Analisar o histórico de crédito e o perfil dos futuros inquilinos é burocrático, porém, essencial nas transações imobiliárias. Essa fase do processo também faz parte da administração de imóveis.

Uma boa análise técnica, feita pela imobiliária, apoiada em recursos e ferramentas de prevenção à fraude, garante que o proprietário não seja vítima de inadimplência. 

 

5 – Assessoria jurídica

A legislação deve ser um ponto de atenção qualquer transação imobiliária.

Existem diversas regras previstas na Lei do Inquilinato para realização de uma transação de aluguel, por exemplo. Sem conhecimento específico dessas e outras leis para elaborar um bom contrato imobiliário, fica difícil se prevenir contra questões que podem evoluir para âmbito judicial.

Uma boa imobiliária, conta com apoio de um departamento jurídico para fazer a administração de imóveis e garantir tranquilidade aos proprietários.

 

6 – Administração do imóvel

Existe uma série de questões burocráticas e judiciais envolvidas na locação de um imóvel.

O processo de administração de imóveis acompanha essa jornada desde o início até a devolução do imóvel ao fim do contrato, ou seja, mês a mês esse serviço orienta ativamente os envolvidos.

Durante o período do contrato, pode existir ainda a necessidade de realizar eventuais cobranças e ou de se relacionar com o inquilino por diversos motivos. A administração de imóveis cuida de tudo isso.

Sempre que o locatário precisar tirar dúvidas sobre contrato, realizar reparos ou necessitar de assistência a imobiliária dá o suporte. Se ele não pagar o aluguel, também é a administradora que se encarrega do contato. Então, por que você se preocuparia com esse tipo de coisa podendo apenas receber o aluguel tranquilamente todo mês? 

Resumindo, o custo-benefício em contratar a administração de imóveis de uma imobiliária confiável é  muito vantajoso para o proprietário.  

Quer saber ainda mais sobre a administração de imóveis? Conheça os 3 desafios da gestão de condomínios.