Pensando em todas as responsabilidades que um síndico tem, entendemos que quanto mais capacitado ele for, melhor será a sua gestão. Se você aceitou o desafio de gerir um condomínio e busca por soluções para facilitar o seu dia-dia e entender mais sobre as funções que terá que administrar, então esse post é para você!

Hoje daremos dicas sobre como ser síndico profissional e como essa atividade pode trazer vários benefícios para o condomínio. Continue a leitura e descubra!

Faça cursos ou capacitações específicas

Ser síndico profissional de um edifício significa lidar com uma série de questões que muitas vezes não fazem, nem nunca fizeram, parte da rotina de quem assume essa função. Esse contexto acaba gerando insegurança na tomada de decisões e comprometendo os resultados.

Por essa razão ter sido síndico de outro condomínio é um diferencial interessante para quem quer se candidatar à função.

Para quem nunca exerceu essa atividade é muito importante adquirir conhecimentos em diversas áreas, como finanças, leis, administração e contabilidade. Com esse objetivo, é interessante que o síndico procure fazer cursos para obter a capacitação necessária de modo que possa ter o melhor desempenho.

Conheça bem as dependências do condomínio

Os condomínios costumam ter áreas restritas aos moradores, e que só são visitadas por funcionários, como a caixa d’água, a área de coleta de lixo geral e o quadro de luz do edifício.

Procure visitar e conhecer de perto todas as dependências do condomínio, e para isso, solicite a companhia do porteiro chefe ou do funcionário mais antigo do prédio. Nesse percurso, lembre-se de pedir orientações sobre as atividades, as regras, bem como sobre a manutenção desses locais.

Essa medida é importante pois permite que o síndico tenha a chance de fiscalizar se existem pendências não reveladas da administração anterior (como latões de lixo furados, gambiarras na parte elétrica, etc.) e assim, tomar as devidas providências caso seja necessário.

Mantenha um bom relacionamento com os moradores

O síndico profissional deve ter um bom relacionamento com todos os moradores e estar sempre aberto às opiniões, críticas e reclamações dos condôminos. Sendo assim, essa é uma atividade que exige um bom jogo de cintura, mas também bastante controle das próprias emoções, para lidar com moradores alterados e/ou exaltados.

Estar sempre acessível é fundamental para quem deseja gerir um edifício, pois essa é uma maneira de se manter a par das necessidades e anseios de quem reside no condomínio.

Entenda que essa é uma profissão que pode ser bastante estressante, e que é preciso estar preparado para enfrentar situações desagradáveis em momentos inoportunos.

Apesar disso, não ceda à tentação de se manter afastado das demandas e reivindicações, pois isso pode resultar na insatisfação dos moradores e até mesmo na perda da função.

Seja uma pessoa responsável e proativa

A melhor maneira de evitar problemas no condomínio é ser precavido, se antecipando às possíveis dificuldades que venham a surgir.

Isso significa ser proativo e responsável, portanto nunca espere que reclamações cheguem até você, ao contrário, fiscalize os funcionários, monitore as dependências do condomínio, conheça as necessidades de cada setor e tome as medidas cabíveis imediatamente.

Tenha espírito de liderança

Não existe uma boa gestão feita por uma única pessoa, sem auxílio de funcionários e colaboradores. Por esse motivo, é preciso que o síndico profissional tenha espírito de liderança para motivar pessoas a trabalhar, e se empenhe em conquistar a confiança dessas pessoas de forma que estejam sempre ao seu lado no desempenho da gestão.

Por fim, compreenda que um síndico profissional pode fazer parte dos quadros de uma empresa, como se fosse um afiliado ou pode ainda trabalhar de forma autônoma. Independente de qual for a sua escolha, optar por esse trabalho significa ter a liberdade de prestar serviço para mais de um condomínio e dessa maneira ter a possibilidade de aumentar os ganhos.

Agora que você já sabe como ser síndico profissional, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!