A administração de condomínio  é uma tarefa difícil e que exige muita dedicação do síndico e de funcionários e colaboradores. Para que tudo ocorra de forma positiva, é necessário que eles participem e estejam empenhados no projeto e na gestão desse local. Dentre as estratégias que você pode adotar para melhorar o condomínio, temos a gestão de equipes.

Adotar uma boa gestão de equipes é fundamental para o sucesso da administração de um condomínio. Isso porque ela consegue otimizar os recursos arrecadados, diminuindo as perdas e otimizando os gastos, avançando a resolução das pautas apresentadas e ajudando a organizar o uso dos espaços comuns por meio da maior produtividade dos funcionários e colaboradores.

Sendo assim, preparamos este texto para ajudar você, síndico, a adotar em seu condomínio uma boa administração com uso da gestão de equipes. Começaremos explicando porque manter os funcionários e colaboradores motivados é importante para este processo. Posteriormente, abordaremos 5 boas práticas de boa gestão que você pode adotar. Por último, falaremos sobre a importância da contratação de uma empresa especializada para auxiliá-lo. Confira!

Importância de manter funcionários e colaboradores motivados

Ninguém consegue fazer nada sozinho. E atualmente essa questão fica mais evidente. Precisamos de outras pessoas para coisas básicas em nossas vidas. Mesmo os alimentos que ingerimos atravessam grandes distâncias até chegar em nossas mesas.

E isso não é diferente no trabalho ou em uma administração de um espaço — como os condomínios. Você precisa de seus funcionários, colaboradores e até mesmo da participação dos moradores para que tudo caminhe bem.

Sendo assim, eles devem se sentir valorizados e motivados. Para que isso aconteça, você deve cumprir com suas obrigações e promessas, além de inseri-los no processo administrativo, seja por meio da participação, seja por intermédio da informação. Lembre-se, só nos importamos com aquilo que faz sentido para nós e a boa gestão deve fazer sentido para eles também.

Dicas para gestão de equipes em um condomínio

Agora que você já sabe a importância da gestão de equipes e a relevância da participação dos funcionários e colaboradores nesse processo, elencamos abaixo 5 boas práticas que você deve adotar em seu condomínio para que tudo ocorra como planejado. Confira!

Abra um canal de diálogo

Antigamente, era comum, seja na política, seja em administrações de instituições privadas coletivas, como os condomínios, a adoção da conhecida gestão top-down. Isto é, o responsável pela administração resolvia todas as questões e tomava todas as decisões, sem ouvir a voz de quem estava abaixo dele hierarquicamente.

Atualmente, contudo, esse tipo de administração é muito mal visto, pois todos gostam de se sentir representados, ouvidos e de ter participação ativa nas decisões tomadas. Para que isso se torne possível, deve-se abrir um canal de comunicação entre a administração e o síndico dos funcionários, de forma a formalizar o diálogo entre todas as partes envolvidas. Assim como é importante criar um canal de comunicação entre administração e moradores.

Atualmente, várias são as possibilidades para a abertura desse canal. Por exemplo, você pode utilizar o próprio smartphone para fazê-lo, utilizando aplicativos como o WhatsApp e o Telegram. Esse canal, entretanto, pode ganhar um caráter mais formal, com abertura de um e-mail.

Incentive a participação de moradores na reunião de um condomínio

Muitos residentes têm reclamações e sugestões importantes a serem feitas. Entretanto, dificilmente comparecem às reuniões de moradores no condomínio, o que faz com que tanto as sugestões quanto as críticas não sejam ouvidas, dificultando a resolução de problemas.

Por conta disso, cabe à administração do condomínio estudar e incentivar a participação dos moradores nas reuniões. Uma das maneiras de fazer isso é colocando o residente como papel central da reunião. Faça com que ele se sinta especial e entenda que a reunião é um lugar para ele ser ouvido, o que tende a melhorar a administração.

Atue com transparência

Confiança é um dos pilares de qualquer relação humana. Para participar de um projeto com outra pessoa e “comprar a ideia”, é necessário que o indivíduo responsável pelo projeto — nesse caso, o síndico — passe essa confiança por meio de palavras e atitudes.

Para alcançar esse status, você deve tomar atitudes transparentes e comunicar a todos os funcionários, moradores e colaboradores sobre o andamento da administração. Para isso, você deve usar os canais de diálogo e inserir avisos, que podem ser colocados na portaria, elevadores e outros.

Cumpra as promessas feitas aos funcionários e aos moradores

Este tópico está relacionado ao anterior. É necessário que exista a confiança entre você, os funcionários e os colaboradores. Depois de atuar com transparência, você deve cumprir as promessas feitas a eles. Caso contrário, perderão a confiança em você e passarão a não comprar mais a ideia da gestão, prejudicando todo o processo.

Organize e faça um cronograma de metas

Por último, mas não menos importante, é necessário que você entenda que para alcançar e cumprir com todas as promessas é preciso que você se organize quanto às metas e faça um cronograma do andamento de todas elas.

É importante que você insira prazos com bastante folga, de modo que imprevistos não atrasem a entrega das metas. Lembre-se, metas alcançadas antes do tempo são bem-vistas, mas metas atrasadas são interpretadas como sinal de incompetência.

Importância de contratar uma empresa para gestão de condomínios

Como a gestão de condomínios é uma etapa complexa da administração, é necessário — muitas vezes — a contratação de uma equipe especializada. Opte por empresas com experiência no ramo e boa reputação no mercado.

A gestão de equipes em condomínios é uma tarefa complexa, porém fundamental para o seu bom andamento administrativo e financeiro. Por conta de sua importância, deve ser encarada de forma prioritária. Além disso, a contratação de empresas especializadas, com boa reputação e com experiência, não configura um gasto, mas um investimento em prol do condomínio e seus moradores.

E aí, gostou do texto que preparamos para você sobre boas práticas de gestão de equipes em um condomínio? Que tal nos seguir em nossas redes sociais e ficar por dentro de mais novidades como esta? Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!