A administração de condomínio não é uma tarefa fácil. Afinal, são muitas questões para resolver, planejar e executar, além de muitas demandas que precisam ser ouvidas, mas que não podem, necessariamente, ser resolvidas de forma simultânea.

Nessa hora, cabe ao síndico tomar as decisões mais coerentes em cada situação. E, para facilitar este processo, amenizando o estresse e as possíveis dores de cabeça trazidas pelo desafio de gerir um condomínio, uma boa solução é a contratação de uma equipe especializada.

Por isso, vamos apresentar neste post, 5 situações que podem impactar a harmonia do local e a vida dos moradores, e que mostram a importância de contratar uma empresa de administração de condomínio com qualidade e experiência. Continue a leitura e confira!

Quais são os sinais de que preciso de uma empresa de administração de condomínio?

1. Falta de organização

Podemos dizer que a falta de organização é a mãe de todos os outros problemas. Por isso, colocá-la em primeiro lugar é muito importante para que você consiga resolver as outras questões que apontaremos nos tópicos a seguir.

Uma boa organização é extremamente necessária para que se tenha um melhor controle sobre os assuntos financeiros, a utilização de espaços, a manutenção e conservação da infraestrutura, além de outros assuntos relacionados ao dia a dia do condomínio.

Para que este plano funcione, é imprescindível a criação de regras de conhecimento geral que sejam claras e objetivas, como o pagamento das taxas condominiais, o uso correto de vagas de estacionamento, salões de festa e outras áreas de convivência e o respeito a normas como a lei do silêncio.

Caso as orientações deste regulamento interno não sejam seguidas, é importante estudar, também, formas de advertir, ou mesmo punir, aqueles que não a seguem, com a aplicação de multas, por exemplo.

2. Alta rotatividade de funcionários

Confiança é a base de qualquer relação humana e uma das maneiras de alcança-la é com o tempo. Dessa forma, é importante privilegiar a manutenção de funcionários a longo prazo em seu condomínio.

Além da confiança, a vivência diária com os moradores e com questões relativas à rotina do próprio condomínio darão aos colaboradores de longa data uma eficiência maior em relação a funcionários novos.

Mas, para que isso aconteça, deve existir uma via de mão dupla. Ou seja, o funcionário deve mostrar o seu valor e a sua importância para a administração do condomínio que, por sua vez, deve valorizá-lo, respeitando o seu trabalho e cumprindo com as obrigações contratuais.

https://carvalhoadm.com.br/blog/media/carvalhoadm/2018/11/sou-síndico-e-agora.png

3. Aumento da inadimplência

A inadimplência é um problema grave em diversos condomínios e, infelizmente, vem crescendo com a crise econômica atual, uma vez que muitos condôminos ainda não veem a taxa mensal como algo importante e terminam deixando essa obrigação em segundo plano.

No entanto, o pagamento dessa cobrança é essencial, pois é a origem dos recursos dos quais os síndicos dispõem para realizar as obras e ações necessárias para a melhoria do condomínio em vários quesitos, como limpeza, segurança ou reformas. Além disso, o não pagamento pode causar diversos aborrecimentos para os devedores, como o estabelecimento de uma dívida e juros bastante altos.

Para resolver este problema, é importante contar com a consultoria de empresas especializadas no assunto para estudar a melhor solução. O diálogo deve ser encarado como a primeira tentativa e, em último caso, a via judicial deve ser considerada.

É importante que não abrir exceções e dar uma atenção especial a este tópico enquanto os devedores ainda são poucos e não pagamento da taxa de condomínio ainda não se generalizou.

4. Déficit nas contas do condomínio

Este é um problema que pode ser causado tanto pela inadimplência, quanto por outros fatores como falta de organização ou mesmo desatenção por parte do setor administrativo na hora de quitar as contas em dia.

Por isso, é muito importante que todas as cobranças sejam pagas em dia para que o condomínio não se desvalorize e mantenha a sua qualidade de infraestrutura e serviços.

Além disso, o pagamento em dia ajuda a manter a saúde financeira do seu condomínio, pois contas em atraso precisam ser pagas com juros, dificultando, assim, o planejamento financeiro. Para que isso se torne possível, procure aliar a receita aos gastos, organizar as contas a pagar e, se necessário, renegociar as dívidas.

5. Dificuldades com o processo contábil

Assim como os dois exemplos anteriores, este fator também prejudica a saúde financeira do condomínio e pode ter diferentes causas, como a inadimplência, a falta de organização, de conhecimento técnico contábil, da utilização de ferramentas e metodologias desatualizadas, entre outros.

Para que o processo contábil seja colocado em dia, é essencial conhecê-lo de forma mais aprofundada e, em alguns casos, considerar a contratação de profissionais capacitados e especializados no assunto.

Para melhorar este processo, é recomendado, também, a adoção de novas tecnologias, como o uso de softwares para melhorar a gestão da contabilidade do condomínio. Se for preciso, recomenda-se, ainda, a organização de palestras, workshops e minicursos para ensinar e atualizar os funcionários a respeito dessas novas metodologias e ferramentas tecnológicas que irão facilitar o seu trabalho.

Por que devo contratar uma empresa de administração de condomínio e quais são as suas atribuições?

É importante frisar que, as soluções que apresentamos até aqui, precisam ser aplicadas de forma correta por quem é especialista no assunto e possui a experiência necessária. Mas também é essencial que você conheça tais soluções para dialogar com a empresa prestadora do serviço.

Dessa forma, uma alternativa é terceirizar a administração. Com isso, você ganha tempo, economiza dinheiro e, ainda por cima, prestigia o condomínio e a sua gestão perante os condôminos!

É importante ressaltar, ainda, que a contratação de uma empresa de administração de condomínio não substitui o papel e a importância do síndico para a gestão do local. A função destas empresas é apenas de auxiliar e indicar caminhos para facilitar a vida dos moradores e prestadores de serviço, melhorando a qualidade de vida e valorizando o condomínio.

E você, gostou deste post? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro de tudo sobre administração de condomínios!